Área de concentração e linhas de pesquisa

A área de concentração do curso é denominada “Processos e produção do espaço construído e habitado”, que busca enfatizar o foco nas ações projetuais e de planejamento que englobam arquitetura e urbanismo como dimensões da ação do homem.

A área de concentração proposta divide-se em duas linhas de pesquisa: Conforto e Tecnologia Construtiva do Ambiente e Fundamentos e Práticas da Arquitetura, Urbanismo e Design.

A primeira, apresenta conceitos e análise de métodos para a concepção, a gestão e a execução de projetos em Arquitetura e Urbanismo, relacionados aos materiais e às tecnologias construtivas, abrangendo as dimensões de conforto ambiental (higrotérmico, acústico, lumínico, tátil e antropodinamico), de ergonomia e de sustentabilidade. Apresenta estratégias para análise do desempenho de edificações ou parte delas e do ambiente construído por meio de ferramentas computacionais e métodos multicritérios orientados à qualidade do ambiente.

A segunda linha tem como mote principal aproximar os pesquisadores das questões centrais que perpassam o saber e o fazer na área. Se interessa pela construção das dimensões espaciais, do território, a reflexão sobre a ação projetual e sua materialidade no espaço, buscando sistematizar o pensamento sobre a atuação do arquiteto-urbanista, bem como pela história da área, dos objetos construídos, além das transformações socioespaciais na cidade, da ação dos profissionais e suas contribuições. Também as novas formas de representação, de ensino, criatividade e inovação conformam o escopo da linha, contribuindo no entendimento sobre a Arquitetura, o Urbanismo e o Design no passado, presente e para o futuro.